Tipos de Micose de Unha: Conheça as Diferenças e Tratamento
Se você percebeu mudanças ou sentiu dor em suas unhas das mãos ou pés, pode estar com um dos tipos de micose de unha. Então veja aqui cada um deles, o que podem causá-los, como identificá-los e qual é o tratamento mais indicado para se livrar desse problema.
Contents
Quais são os tipos de micose de unha?
Mais comum do que muitos podem imaginar, as infecções fúngicas podem atacar diversas partes do corpo, como pele, cabelo, pés e as unhas. E não é só pelos locais que afetam que elas se diferem, já que não há apenas um gênero deste mal.
Por isso, se você acha que pode estar com esse problema, precisa saber quais são os tipos de micose de unhas, para identificar e tratar. E para ajudar você com isso, vamos falar um pouco sobre os quatro tipos mais comuns:
Micose distal subungueal
Normalmente causada por fungos dermatófitos, a micose distal subungueal é o tipo mais frequente que afeta as unhas. A infecção surge na ponta da unha e vai se espalhando, até tomá-la por completo, o que pode deixá-la amarelada, quebradiça e grossa.
Micose proximal subungueal
Mais comum em pessoas com sistema imunológico comprometido, a micose proximal subungueal ocorre debaixo da unha. As características da infecção são aumento de espessura e descoloração da base da unha.
Micose superficial branca
Um pouco mais suave que as outras, a micose superficial branca afeta apenas a camada mais superficial da unha. Os fungos causam manchas brancas ou amareladas na superfície, deixando áreas opacas e quebradiças.
Micose total
Um dos tipos de micose de unha mais severos, a micose total tem esse nome por ocupar a unha por completo imediatamente, ao contrário das demais que começam em um ponto e se espalham. Essa infecção deforma a unha, a torna descolorida e grossa.
O que causa os tipos de micose de unha?
Causadas por fungos que progridem em ambientes úmidos e quentes, os tipos de micose de unha podem ter seu contágio em piscinas e saunas. Também podem surgir nas unhas dos pés de pessoas que passam muitas horas de sapatos fechados e têm pés suados.
Nos últimos anos, surgiu uma nova forma de contágio deste tipo de infecção, por meio de alongamentos de unhas. Contudo, você não precisa abandonar suas extensões se for adepta da técnica, basta fazê-la com uma profissional qualificada.
Isso porque a micose só surge em alongamentos mal feitos, que dão espaço entre a unha natural e a extensão, para que a úmida entre, possibilitando que a infecção se instale.
Como identificar os tipos de micose de unha?
A identificação dos tipos de micose de unha não é difícil, pois como mencionado acima, cada uma delas causa alguma alteração visível na aparência da unha. Além disso, elas tendem a ficar fracas e quebradiças, e podem até se soltar da “carne”, ou causar dor em seu entorno.
Tratamentos para os tipos de micose de unha
Se você suspeita que está com algum dos tipos de micose de unha, precisa procurar um dermatologista, para que ele indique o tratamento mais adequado. De forma geral, esse tipo de infecção pode ser resolvido com antifúngicos tópicos ou orais.