Você vai PARAR de Usar Unha de Gel Quando Souber Disso…

Perigos da Unha de Gel ➜ Revelamos os principais perigos para você se prevenir! ✓ Fungos ✓ Infecções ✓ Problemas Evitáveis ✓

Você faz alongamento em gel? Talvez não saiba, mas existem perigos de usar unha de gel ao longo do tempo, e profissionais de saúde já fazem alerta sobre uma das práticas mais procuradas nos salões. A seguir, entenda mais sobre o assunto.

Fonte: Reprodução / Pinterest

 

Unha de gel pode ser perigosa

Unhas compridas são uma paixão mundial, não é mesmo? Elas exalam poder e trazem mais atenção para as mãos, principalmente se estiverem bem esmaltadas.

No entanto, um dos serviços mais buscados nas manicures pode estar com os dias contados! Isso porque um estudo recente alertou para os perigos de usar unha de gel frequentemente, muitos deles ligados à nossa saúde.

Unha em gel encapsuladas
Fonte: Reprodução / Pinterest

 

De acordo com um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, existe uma radiação emitida por lâmpadas ultravioleta, aquela que faz o esmalte de gel nas unhas secar e endurecer; ela seria capaz de promover à mutação causadora de câncer nas células do corpo humano.

unha de gel em cabine com lâmpada UV
Fonte: Reprodução / Pinterest

 

Nesse contexto, os dermatologistas alertam que estão tratando cada vez mais pessoas com reações alérgicas aos alongamentos de gel, e a coisa é tão séria, que o governo do Reino Unido conduz uma investigação no OPSS (Office for Product Safety and Standards), agência reguladora de todos os produtos de consumo, exceto comida, medicamentos e veículos.

Ou seja, diferente do que pensávamos, existem sim alguns perigos em usar unha de gel, especialmente as adeptas frequentes do alongamento.

manicure cuidando das unhas
Fonte: Reprodução / Pinterest

 

Quais os perigos de usar unha de gel?

Antes de mais nada, é importante lembrar que não se deve entrar em pânico! Prosseguindo com base na pesquisa da universidade e conforme alguns dermatologistas, os perigos de fazer unha de gel incluem reações alérgicas e também o surgimento de bactérias na área.

Calma, vamos explicar melhor!

Mãos dentro de cabine para secar esmalte gel
Fonte: Reprodução / Pinterest

 

Alguns dos componentes químicos presentes no gel e outros materiais usados para o alongamento das unhas podem causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Nesse sentido, as substâncias químicas presentes nos produtos, como acrilatos, são conhecidas por serem potenciais alérgenos. Essas alergias podem se manifestar de várias formas, incluindo vermelhidão, coceira, inchaço na área ao redor das unhas, e em casos mais graves, podem causar dermatite de contato, que é uma condição de pele inflamatória.

Unha natural cortada e sem esmalte
Fonte: Reprodução / Pinterest

 

Em contrapartida, há também o risco de infecção bacteriana, especialmente se a parte da pele ao redor das unhas for comprometida durante o processo de aplicação do gel ou se o salão de beleza não seguir práticas adequadas de esterilização de seus instrumentos.

De mesmo modo, cortes pequenos ou danos nas cutículas podem ser portas de entrada para bactérias, levando a infecções. Além disso, se o alongamento de gel não for aplicado ou mantido corretamente, pode haver acúmulo de umidade entre o gel e a unha natural, criando um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos.

A cabine de esmaltação em gel é segura?

Se você já fez alongamento nas unhas, sabe que uma das etapas é colocar as mãos dentro da pequena cabine com lâmpadas UV, que secam e endurecem o esmalte. Porém, elas são realmente perigosas?

cabine de esmaltação em gel
Fonte: Reprodução / Pinterest

 

Nesse contexto, as lâmpadas usadas emitem luz UVA em um espectro de 340-395nm para fixar o esmalte de gel. Isso é diferente daquelas máquinas de bronzeamento, que usam um espectro de 280-400 nm e foram proibídas por serem comprovadamente cancerígenas.

No entanto, ao longo dos anos, surgiram rumores de que as lâmpadas para unhas são potencialmente prejudiciais à pele, mas nenhuma evidência científica sólida veio à tona para embasar essas teorias (até agora).

Ainda de acordo com o estudo da Universidade da Califórnia, essas lâmpadas podem matar células! Após 20 minutos de exposição de placas de Petri contendo células de humanos e camundongos a uma lâmpada ultravioleta, de 20% a 30% das células morreram. Após três sessões consecutivas de 20 minutos, 65% a 70% das células morreram.

manicure aplicando base nas unhas
Fonte: Freepik

 

Segundo a dermatologista Ophelia Veraitch, embora as lâmpadas UVA para unhas possam não ser equivalentes a se expor ao sol sem proteção, “esse estudo aumenta ainda mais a evidência de que os raios UVA também podem danificar o DNA e levar ao desenvolvimento de câncer de pele”. ela diz.

Devo parar de fazer unha de gel, então?

Agora que você sabe dos perigos de fazer unha de gel, a pergunta que fica é: devo parar de fazer? É fato que o uso repetido de lâmpadas UV para unhas de unhas de gel é prejudicial para as nossas células.

alongamento de unhas
Fonte: Reprodução / Freepik

 

Além disso, não há como negar que os danos da exposição aos raios UV são cumulativos e que nosso corpo não pode reparar todos os danos. “À medida que essas mutações de DNA se acumulam, o risco de desenvolver melanoma [câncer de pele] aumenta”, afirmou o médico El Muntasar Veraitch.

Ou seja, se você fizer unhas de gel com UV toda vez que quiser mudar a cor da esmaltação, estará aumentando o risco de desenvolver um câncer.

Lembramos que o real intuito deste artigo não é causar medo, apenas fornecer informações científicas oficiais e conscientizar a todos!

Para mais conteúdos como este, siga nos acompanhando!

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski