Formas para tratar unhas encravadas
Para algumas pessoas, uma manicure pode ser mais complicada que para outras, devido à onicocriptose, mas felizmente há formas para tratar unhas encravadas. Se você passa por esse problemas veja aqui tudo que precisa saber para tentar evitar e para tratar.
Contents
As unhas encravadas
A onicocriptose, mais conhecida como unhas encravadas, é um problema bastante comum tanto entre mulheres, quanto homens. Com maior incidência nos pés, principalmente no dedão, a unha encrava quando sua borda cresce para dentro da pele em seu entorno.
Quando isso acontece, você pode apenas sentir um incômodo, mas dependendo do quanto essa borda se aprofunda na pele, pode ser bastante dolorido, ficar inchado e até mesmo infeccionar.
O que causa as unhas encravadas
As unhas encravadas podem ter diversas causas, em sua maioria auto provocadas e facilmente evitáveis. Uma das mais comuns é o corte inadequado das unhas, que ocorre quando você corta muito curto, ou de forma curva, o que acaba motivando um crescimento da borda para dentro da pele.
Outro grande causador do problema, é o uso de sapatos apertados, ou, no caso das mulheres, calçados de bico fino. Isso porque quando os dedos ficam apertados por longos períodos, o crescimento das unhas sob pressão fica desordenado, causando a onicocriptose.
Pessoas desastradas podem sofrer mais com unhas encravadas, ao lesionar os dedos dos pés com frequência, batendo-os ou deixando objetos cair sobre eles. Essas lesões costumam causar danos às unhas, que tendem a crescer de forma irregular, facilitando que se aprofundem na pele.
Há também uma causa para unhas encravadas que não pode ser evitada, por não ter influência de suas ações. Estamos falando de fatores hereditários, que definem o formato das unhas e dedos, que podem proporcionar uma predisposição genética para desenvolver unhas encravadas.
Como prevenir as unhas encravadas?
Como mencionado acima, a maior parte das causas das unhas encravadas são evitáveis, por serem autoinfligidas. Primeiramente você precisa cuidar dos seus pés, como das mãos, desde mantê-los limpos e secos, a cortar as unhas de forma correta (retas com bordas ligeiramente arredondadas).
Um pouco mais de atenção, também pode evitar danificar as unhas, que reduz as chances delas crescerem de forma errática e acabar encravando. E por fim, não usar sapatos apertados e bicos finos, ou pelo menos reduzir a frequência de uso, também vai ajudar bastante.
Formas para tratar unhas encravadas
Caso você não consiga evitar ser afetada pela onicocriptose, há diversas formas para tratar unhas encravadas. Se seu caso for leve e seu dedo estiver apenas inchado e dolorido, você pode aliviar a dor fazendo imersões em água morna por de 15 a 20 minutos, três a quatro vezes ao dia.
Para “ajudar” a unha a desencravar, você pode inserir um pequeno pedaço de algodão ou fio dental sob a borda da unha, para direcionar o crescimento para fora da pele. E antes que o problema piore, você pode aplicar pomadas antibióticas tópicas no local, para prevenir infecções.
Mas se esses métodos não resolverem o problema e seu dedo infeccionar, será preciso procurar ajuda profissional. Lembrando que manicures não estão preparadas adequadamente para lidar com unhas encravadas em estágio avançado, você precisa buscar tratamento com um podólogo.
Em última instância, se seu caso for grave ou recorrente, você pode ter que passar por uma pequena cirurgia, onde parte da unha ou até mesmo a unha inteira precisa ser removida.